A ferramenta certa, usada de maneira errada.

A ferramenta certa, usada de maneira errada.
Blog Achei Paracambi

A foto acima já é famosa na internet, acredito que você já tenha visto esse MEME em algum site por aí. Rodou o mundo e retrata bem o assunto que vamos abordar nesse post. Não precisa ser um especialista em boné para perceber que, como diz minha filha, “algo de errado não está certo” (risos). Sei que cada pessoa tem seu estilo, nisso não vou me meter, estou longe de poder opinar sobre moda e tendências (risos novamente), mas, como podemos ver na foto, a ferramenta perdeu sua função e exigiu uma força extra da pessoa.

E se eu disser que você pode estar usando as ferramentas de marketing exatamente como esse jovem usa o boné? Milhares de pessoas tem utilizado as centenas de milhares de ferramentas de marketing, que se encontram disponíveis na internet, tudo na tentativa de se manter em evidência nesse mercado digital tão competitivo. Isso é bom! O problema, é que grande parte dessas pessoas não fazem ideia do tipo de ferramenta que se encaixa melhor ao seu modelo de negócio, com isso, acabam gastando tempo, dinheiro e paciência.

Mas Douglas, qual a melhor ferramenta então que eu devo usar em meu negócio? Você pode me indicar a melhor? Minha resposta seria simples;

A “melhor ferramenta” é aquela que se encaixa melhor ao seu plano de negócio.

Dados mostram que o Facebook tem mais usuários do que o Instagram, logo, resume-se que ele seja melhor, certo? Errado! E se o seu público não estiver ali? As vezes, o Instagram pode ser perfeito para o negócio de um amigo, mas não é para o meu, e preciso entender isso! Minha sugestão é, antes de mais nada, conhecer seu público alvo. E quando digo conhecer, não tô falando de apenas saber quem eles são, mas, saber onde eles estão, o que consomem, onde se comunicam, com quem e como se comunicam, o que gostam mais de fazer, qual estilo de vida preferem. Hoje, se você não conhecer seu público dessa forma, é bem provável que seu negócio não dure muito.

E conhecendo bem o seu público, fica fácil não apenas saber a melhor ferramenta a ser usada, mas, de que forma ela deve ser usada!

Está começando um negócio? Invista tempo em conhecer melhor seu público, isso vai te economizar tempo e principalmente dinheiro, que futuramente você pode usar para contratar as ferramentas adequadas. Já está no negócio há algum tempo e acha que está usando as ferramentas erradas, contrate uma consultoria ou assessoria especializada, isso com certeza pode ser uma forma de você otimizar seus custos e quem sabe, ampliar as receitas!