Como sua empresa é conhecida pelos clientes?

Como sua empresa é conhecida pelos clientes?
Blog Achei Paracambi

Há um tempo atrás conversava com um cliente e amigo, e ele estava pensando em reformular toda a sua empresa. Ele me pediu ajuda, mas antes de começar essa reformulação fiz uma pergunta simples e ele não soube me responder. A pergunta foi a seguinte: Como as pessoas conhecem sua empresa? Qual a característica marcante do seu negócio? Quando os clientes falam da sua empresa, qual a primeira coisa que vem na cabeça deles? Ele parou por alguns segundos, me olhou, deu um sorriso e disse: sinceramente não sei te dizer isso.

Talvez, lendo esse primeiro parágrafo você diga; Nossa! Isso também acontece comigo! E se eu te disser que isso acontece com grande parte dos empreendedores de hoje? Verdade! Você não está sozinho nessa, acredite. Muitos empreendedores não tem interesse nesse feedback dos seus clientes, e com isso, acabam não sabendo como os clientes enxergam o seu negócio, o que acaba sendo um grande problema na hora de traçar novas estratégias de marketing. 

É fundamental que o empreendedor tenha, e muito bem fundamentado, a Missão,  a Visão e os Valores da sua empresa.

Isso não é apenas uma regrinha básica de negócio ou dica do profissional de marketing, mas é a base, é a partir desse ponto que você será capaz de construir um negócio sólido e saudável. Do contrário, seu negócio seguirá oscilando, sem identidade e consequentemente isso afetará no seu crescimento. Vou usar alguns exemplos, na minha opinião, de empresas que se destacam através de uma identidade;

  • Netshoes – Menor prazo de entrega;
  • Casas Bahia – Facilidade de Pagamento;
  • Casa do Alemão – Melhor pão com linguiça que já comi;
  • Godaddy – O melhor atendimento humanizado que já vi.

Você talvez deve estar dizendo; mas hoje as pessoas não ligam pra isso, elas querem preço baixo! Mentira! Existem inúmeros estudos na internet que comprovam que os consumidores estão mais exigentes, tanto com a qualidade dos produtos e serviços, quanto com o atendimento na compra e principalmente na pós venda. Quer um conselho?

Fuja dos clientes que te procuram apenas por conta de preços baixos e descontos! 

Isso mesmo! Fuja! Eles não são clientes, são aproveitadores. Douglas, mas eu tenho que pagar minhas contas, como vou fazer se não vender? Minha sugestão é: Invista tempo em criar valor para seus produtos e serviços. Invista tempo em explorar o verdadeiro potencial que sua empresa tem para resolver os problemas dos seus clientes. Invista tempo em buscar estratégias para se diferenciar dos demais, em um mercado com tanta coisa parecida. Busque ajuda profissional, se for o caso, mas nunca se prostitua no mercado. Isso pode te custar mais caro do que você imagina.